top of page

Você já ouviu falar de ''Ombro Congelado''???

Capsulite adesiva ou ''ombro congelado'' é uma doença de causa desconhecida. Por vezes os doentes associam o seu início a um episódio traumático. Outros doentes referiam um quadro de dores ocasionais no ombro, que não impediam as atividades de vida diária e que progressivamente se foi transformando num quadro incapacitante. Os doentes diabéticos ou com antecedentes de diabetes na família e os doentes com problemas da tiroide têm uma maior probabilidade de desenvolver uma capsulite adesiva. A capsulite é considerada uma doença auto-limitada. O problema é que essa cura pode levar até 2 ou 3 anos e a dor e as limitações podem ser significativas nesse período.


capsulite adesiva



O diagnóstico é feito pelo médico. Isto porque, como é fácil entender, não há nenhum exame que ilustre a limitação da mobilidade passiva, característica principal desta doença. Por vezes na fase inicial é difícil fazer o diagnóstico diferencial entre esta doença e o síndrome de conflito sub-acromial agudizado ou a tendinopatia calcificada, mas um exame cuidado, centrado na dor, nos sinais de conflito e nas restrições da mobilidade leva ao diagnóstico.


Como já se deu a entender, os exames complementares são de valor limitado nesta doença. A radiografia é normal e a ecografia apresenta por vezes alterações inflamatórias dos tendões. A ressonância magnética pode mostrar alterações da capsula articular compatíveis com esta doença e alterações inflamatórias ou estruturais dos tendões.


O tratamento, tem por objetivo controlar a dor e evitar a perda de movimentos e/ou recuperá-los. São utilizados remédios, fisioterapia e intervenções como infiltrações articulares e bloqueios de nervos. Caso ocorra dores intensas na região do ombro, o ideal é procurar um médico para diagnóstico da causa da dor e assim iniciar o tratamento o quanto antes.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
bottom of page