Quais os tratamentos disponíveis para Dor Crônica???
A incidência de Dor Crônica no mundo é em torno de 30%, e Estudos recentes da Sociedade Brasileira para Estudo da Dor (SBED) apontam que mais de 60 milhões de pessoas no Brasil sofrem de algum tipo de dor. Agudas, aquelas com duração inferior a 3 meses, é um sinal de alerta que algo está errado em nosso organismo e muitas vezes revelam sérios problemas. Por isso, a melhor opção é, sempre, diagnosticar as causas e tratar logo qualquer dor. Geralmente quanto mais tempo a pessoa demora para procurar um médico, pior serão as consequências. Uma das medicações de maior uso e livre venda na farmácia são os anti-inflamatórios, porém essas medicações quando o uso é indiscriminado trazem diversos malefícios( principalmente em alguns grupos especiais, por exemplo os idosos); como alterações de pressão arterial, úlcera gástrica, problemas renais e hepáticos dentre outros.
Na maior parte dos pacientes o correto uso de medicações associado a terapia multidisciplinar e reabilitação é suficiente. Porém, em uma parcela desses pacientes precisamos recorrer as técnicas intervencionistas da dor.
As infiltrações (também conhecidas como bloqueios anestésicos) são técnicas com boa eficácia para o tratamento das dores, e podem ser feitas com a finalidade diagnóstica ou terapêutica. Existem diversas indicações, tais como: patologias da coluna, dor do câncer, síndrome dolorosa regional e complexa, síndrome miofascial e alguns tipos de cefaléia.
Quando é tomado uma medicação pela via oral ocorre um grande trajeto e metabolismo dessa substância e muitas vezes chega uma pequena parcela da substância no local desejado. Nos bloqueios para o tratamento de dor pode ser usado uma dose menor diretamente no local desejado apresentando menos efeitos colaterais e melhor eficiência
Podem ser usadas diversas medicações nos bloqueios, porém mais comumente usamos a associação de um anestésico local associado ao corticóide. O anestésico tem um efeito quase imediato, retirando o ciclo vicioso de DOR-Contratura-DOR; o corticóide com um início mais tardio(em média 72 horas), tem um efeito prolongado.
Nos casos mais difíceis temos uma ferramenta poderosa a nossa mão que se chama a radiofrequência. Esse procedimento moderno e seguro, cada vez mais utilizado no tratamento de diferentes tipos de dores. Avanços tecnológicos permitiram uma ampliação no uso destas técnicas e também favoreceram a eficácia do tratamento, inclusive sendo considerado em muitos casos como uma alternativa a procedimentos mais invasivos. Podemos dizer com segurança que a Radiofrequência é hoje uma das principais indicações de tratamento para diversos tipos de dor na coluna vertebral. Basicamente é criada uma corrente elétrica por um gerador e são lançadas essas ondas através de uma agulha que foi colocada pela pele no local específico que está causando a dor, dessa maneira queimando o nervo e impedindo que ele conduza a dor até o cérebro.
João Henrique Araújo
CRM15966
Anestesiologista RQE 10795
Área de atuação em Dor 13313